˙BEM VIVER˙
6 razões para agendar uma massagem primaveril
Entrou na Primavera a queixar-se de cansaço generalizado, dores no corpo, noites mal dormidas e muito nervoso miudinho? A massagem pode ajudar a repor o equilíbrio e a reconciliar-se com a energia desta estação.
© Cristina Costa Azedo | Respirar bem-estar® | www.respirarbemestar.com
Não é invulgar a chegada da energia primaveril deixar-nos esgotados e doridos. E com tendência a piorar quando percebemos que o nosso estado é exactamente oposto à crescente efervescência à nossa volta. Afinal porque nos deixa assim, quase de rastos, a Primavera?
Por um lado, esse não aguentar nem com nós mesmos pode significar que o Inverno, a estação do recolhimento, não foi tão repousante como deveria ter sido. Por outro, pode indicar que precisamos de libertar, com urgência, o nosso corpo de lastros vindos da estação fria.
Por outras palavras, o nosso Fígado — órgão associado à energia da Primavera, segundo a ancestral Medicina Chinesa, que o classificou como General, dadas as importantes funções que desempenha — não está no seu melhor para receber e celebrar a sua época-chave.
Daí alguns dos sinais que nos envia, como dores de cabeça, tensão ocular, mal-estar articular ou, mais comum, espasmos musculares, sobretudo ao nível do pescoço, ombros e omoplata direita.
O que fazer?
Além de acertos urgentes na alimentação e no estilo de vida (encontra algumas sugestões aqui), há que oferecer maior atenção ao nosso corpo, habitualmente menos mimado durante os meses frios.
Não só retomando o exercício físico ligeiro, para alongar e flexibilizar os músculos e tendões, mas também apostando noutros cuidados pessoais que ajudem ao arejamento orgânico e à entrada no ritmo, mais acelerado e produtivo, da Primavera.
Aqui, a massagem pode ser uma boa aliada.
Isto porque a massagem ajuda:
1. A reconectar-se com o seu lado físico
ganhando maior consciência das suas necessidades, agora que o corpo começa a estar exposto à activa energia primaveril, a livrar-se de camisolas e casacos pesados, e a contactar directamente com a atmosfera mais amena.
2. A relaxar
reduzindo o stress acumulado nos meses frios e acalmando o nervoso miudinho típico desta altura do ano, já que mexe com o sistema nervoso, que aprecia os seus efeitos não só a nível muscular e articular, mas também a nível mental e emocional.
3. A depurar e a reduzir toxinas
ao melhorar substancialmente a circulação sanguínea e linfática.
4. Ao bom estado da pele
não só porque ocorre essa melhoria da circulação sanguínea e linfática, que traz uma maior oxigenação à superfície, mas também porque ajuda na remoção de células mortas e à hidratação, uma vez que são usados óleos naturais com selo biológico.
5. A ter mais energia
por todos os motivos atrás referidos, o que contribui para evitar o tal cansaço generalizado que esta nova estação, por vezes, traz.
Sabia que… |
6. A ter mais saúde
sendo, comprovadamente, benéfica na prevenção e redução de problemas como depressão, stress e/ou ansiedade crónicos, obstipação, dores de costas, alergias, fibromialgia, entre outros.
Saiba mais aqui.
Fico à sua espera!
Se partilhar este artigo, cite a autora e a fonte. Obrigada.
Copyright © 2014-2018 Cristina Costa Azedo
RESPIRAR bem-estar® é uma marca registada.
RESPIRAR bem-estar® é uma marca registada.